A
concepção de ensino religioso no Brasil passa a aderir no ano e 1997 um espaço
na esfera pedagógica, ou seja, não se restringe apenas ao víeis teológico
propriamente, mas, ao contrário, é submetido a uma releitura e abrindo-se a
possíveis discussões ao que refere-se à diversidade.
Mudado
o cenário de diálogo e de relação, a educação religiosa visa ser adaptada aos
parâmetros curriculares.
A
tarefa à qual nos concentramos aqui, é pois, buscar apresentar o porquê do
acréscimo das culturas afro-brasileiras e indígenas ao currículo da educação
religiosa.
Iniciemos
por considerar que, o conceito de religião está estritamente ligado à cultura,
é neste âmbito, que podemos trazer aos alunos a abertura para o diálogo a
tratar da diversidade, afirmando que ao falar do diverso não negamos a
existência do diferente.
Ao
recorrermos ao conceito de cultura, e, se tratando da atribuição da cultura
afro –brasileira e indígena em hipótese alguma podemos nos privar de fazer uma
memória à vertente histórica do povo brasileiro, deste do descobrimento do
Brasil.
A
abordagem dessas culturas no ensino religioso é abertura ao entendimento das
nossa matrizes históricas e religiosas, uma vez que não é possível estabelecer
e abrir –se para a dialogia pautada na necessidade da diversidade sem ater-nos
as raízes.
Começando
por identificar que o povo brasileiro herda de uma transmissão cultural que se
amplia as vertentes afro e indígenas, e que, foram esses povos que ocuparam um
papel importante no solo brasileiro, trouxeram e nos deixaram aspectos
multiculturais aos quais herdamos, ou até mesmo com o passar do ciclo histórico
formam fontes de pluralismo, isto é; fazer memória e criar espaço para geração
da identidade religiosa de um povo.
A
reflexão pode ser pautada na prática de didáticas pedagógicas elaboradas com a
finalidade de conscientizar, resgatar e formar o estudante para a superação de
toda e qualquer modalidade de preconceito acerca dessas culturas, que até então
eram vistas como esquecidas e minoritárias. Uma das atitudes a serem assumidas
pelo projeto pedagógico consiste à abertura à a valorização da diversidade
etnicorracial, para assim, tratar de modo igualitário as heranças civilizatória
permeada pela história e cultura negra e indígena.
JHONATAN DOS SANTOS FERREIRA
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