A proposta da oficina é resgatar o conceito de espaço e
templos sagrados das diversas tradições culturais e religiosas, favorecendo
assim o RESPEITO pelas diferenças e o amplo ambiente de aprendizagem.
Atividades como essas contribuem de forma significativa
para o processo de conhecimento dos nossos educandos.
A proposta é ampliar essa
atividade a fim de compartilhar o potencial dos nossos alunos, levando-os a uma
convivência harmoniosa e tolerante quanto às presenças de diversas orientações
religiosas presentes no ambiente escolar.
A abordagem de temas transversais como esse na cultura
religiosa tem sido uma forma concreta de disseminar a consciência dos educandos
para uma abertura e maior aceitação pelo diferente, trouxemos com essa proposta
o incentivo para a reflexão das tantas religiosidades presentes no solo
brasileiro e também fora dele.
A atividade fora desenvolvida pensando no campo reflexivo
e criativo dos alunos, as experiências trazidas por eles no decorrer das
apresentações temáticas deixaram claro o envolvimento e empenho dos grupos,
tanto na pesquisa quanto na confecção das maquetes dos templos. Não podemos
deixar de pontuar que o trabalho em equipe foi um dos fatores que contribuíram
decisivamente para o bom resultado do projeto.
A necessidade que tínhamos de envolvermos com temas que
favorecem os valores e as práticas de uma solidariedade e respeito pelo próximo
foi atendida conforme relata a aluna ANA LAURA da turma 803: “A atividade pensada pelo professor de ensino
religioso nos ajudou muito para compreendermos sobre as principais grandes
religiões com seus templos, espaços sagrados, hábitos e modos de ver a vida.
Foi uma atividade bem diferente e prazerosa de se fazer, podemos também
conhecer melhor nossos amigos de classe sendo que o trabalho foi realizado em
grupo. Por fim, a atividade foi válida para que toda a escola envolvida
pudesse colocar em prática o que
realmente aprendemos com as apresentações; palestras e a mostra cultural;
colocar em prática a importância das diferenças em nossa escola e em toda a
sociedade.”
Consideramos,
contudo, ser esse projeto um ponto positivo na realidade da vida de nossa
escola e dos nossos educandos, é uma pequena parcela do que pode ser feito a
fim de formar verdadeiros cidadãos pautados no respeito e na tolerância nas
relações, é atentar para o que a diversidade pode trazer de construtivo para a
nossa geração, sendo assim a própria religiosidade espaço de ensino e
aprendizagem.
PROF.JHONATAN DOS SANTOS FERREIRA
Nenhum comentário:
Postar um comentário