COESÃO, SOLIDARIEDADE E OS DOIS TIPOS DE CONSCIÊNCIA.
A coesão social que exprime para
a sociologia a capacidade que os homens tem de viver em sociedade, o que os
permitem viver num certo consenso e ordem social, inspirado nessa ideia
Durkheim à luz desse contexto visava estabelecer uma coesão correlacionada a
solidariedade e os tipos de consciência que predominam, sendo dois os tipos de
consciência; comum e individual ás quais consistem basicamente de acordo com a
ordem; uma abrange o grupo – vive e age em nós, o papel social em nós, a outra
é vislumbrada pela individualidade, cada individuo com seu modo de pensar e sua cultura participa da vida social.
Uma vez que a instrução publica desempenha o papel de educador e estimulador da consciência comum, ela forma os cidadãos para a sociedade.
As forças que mantém os homens
juntos em sociedade é a coesão, Durkheim conceitua a solidariedade: conceito de
solidariedade social tendo como fio condutor a apresentação de como se dá essa
coesão entre membros dos diversos grupos da sociedade. Leva em conta a divisão
do trabalho que pode ser maior ou menor
A solidariedade social é a condição do
grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos,
de modo a constituir o grupo em apreço uma unidade sólida, capaz de resistir às
forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face de oposição
vinda de fora.
( INKELES,1967)
A DUALIDADE DOS FATOS MORAIS
São fatos sociais as regras
morais apresentam-se a nós como ‘’ coisas agradáveis de que gostamos e que
desejamos espontaneamente’’( Quintaneiro). A sociedade desempenha
um papel de protetora, o que faz
com que apreciemos o que ela preza, levando assim a coação ser "...sentida
graças ao respeito que os membros de uma sociedade experimentam pelos ideais
coletivos"( Quintaneiro)
O que forma a coletividade é uma
sociedade que preza a supremacia moral e material o que é indispensável para se
fazer as leis para os indivíduos. Toda regra moral impõem uma autoridade é que
resulta na noção de dever, cada individuo tem o seu papel seu dever a ser
desenvolvido mediante a sociedade expressa pela coletividade.
Podem-se correlacionar as crenças
e praticas da sociedade que agem sobre nós a partir do exterior, o fato moral
traz a mesma dualidade do sagrado que traz a todos o sentido de não violação.
Somos submetidos a aderir ás ‘‘... instituições, elas nos regem e nós a
queremos...’’(Quintaneiro). A moral em si implica na noção de dever e seu
comprimento.
O pensar coletivo diante dos ideais de um bem comum sugere também
a necessidade de haver um contato mais próximo entre os indivíduos, isso pode
ocorrer por meio de encontros e reuniões – o que gera entre as pessoas uma
relação de aproximidade é o exemplo dos grupos e movimentos coletivos.
Os atos
religiosos tendem a revigorar os ideais coletivos fazendo assim uma inserção
social nos que estavam alienados à sociedade. A preocupação e questinamento de
Durkheim seria em torno de qual fator mantém os grupos sociais (instabilidade
social).
COESÃO, SOLIDARIEDADE E OS DOIS TIPOS DE CONSCIÊNCIA
A “solidariedade social”, para Durkheim,
é formada pelos laços que ligam os indivíduos, membros de uma sociedade, uns
aos outros formando a coesão social.Há dois tipos diferentes de solidariedade
social. Esses tipos têm relação com o “espaço” ocupado na mentalidade dos
membros da sociedade pela consciência coletiva e pela consciência individual.A consciência
coletiva é representada pelo “conjunto das crenças e dos sentimentos comuns
à média dos membros de uma mesma sociedade que forma um sistema determinado que
tem vida própria”. São as crenças, os costumes, as idéias que todos que vivem
em um mesmo grupo compartilham uns com os outros.A consciência individual
é aquilo que é próprio do indivíduo, que o faz diferente dos demais. São
crenças, hábitos, pensamentos, vontades que não são compartilhados pela
coletividade, mas que são especificamente individuais.
OS DOIS TIPOS DE SOLIDARIEDADE
Solidariedade
mecânica ou por semelhanças
A consciência coletiva recobre “espaços” de distintos
tamanhos na consciência total das pessoas de acordo com o tipo de sociedade
onde elas vivem. Assim, quanto maior for o “espaço” ocupado pela consciência
coletiva em relação à consciência total das pessoas em uma sociedade, mais a
coesão, nessa mesma sociedade, origina-se da conformidade e da semelhança
existente entre seus membros. Nesse caso, segundo Durkheim, a ordem social se
fundamenta na “solidariedade mecânica”.
Isto é, quanto maior a consciência
coletiva, mais os indivíduos se parecem uns com os outros e portanto se ligam,
se aproximam pelo que têm em
comum. Pelo fato de terem os mesmos pensamentos, os mesmos
costumes, acreditarem nas mesmas coisas, etc. A coesão, ou solidariedade,
resulta das semelhanças.
Solidariedade orgânica ou por diferenças
Quanto menor for o “espaço” ocupado pela
consciência coletiva em relação à consciência total das pessoas em uma
sociedade, ou quanto maior for a “área” ocupada pela consciência individual,
mais a coesão se fundamenta nas diferenças existentes entre os indivíduos.
Se a consciência individual é maior numa
sociedade, os indivíduos são diferentes uns dos outros e a solidariedade só
pode surgir da percepção geral de que cada um, com suas especialidades,
contribui de uma maneira diferente, e importante, para a sobrevivência do todo,
ao mesmo tempo que depende dos demais membros, especialistas em outras funções.
É essa rede de funções interdependentes que promove a solidariedade orgânica.
Os indicadores dos tipos de solidariedade
Durkheim não podia visualizar “a olho
nu” qual tipo de solidariedade seria predominante em uma sociedade dada. A
solidariedade, como um fenômeno moral, só seria identificada a partir de algum
indicador que a fizesse visível.
Os tipos de normas do direito indicam,
para Durkheim, o tipo de solidariedade que predomina em uma sociedade.
Direito Repressivo: A preocupação principal desse tipo de
direito é punir aquele que não cumpre determinada norma social através da
imposição de dor, humilhação ou privação de liberdade. O ponto é que o
criminoso agride uma regra social importante para a coletividade e, portanto,
merece um castigo de intensidade equivalente a seu erro.
Assim, quanto mais o direito tende a
essa forma repressiva (direito penal), mais forte e abrangente é a consciência
coletiva em uma sociedade. É assim porque todo erro que é punido
repressivamente representa uma agressão contra a sociedade como um todo e não
contra uma parte dela apenas.
Direito Restitivo: A preocupação
principal nesse tipo de direito é fazer com que as situações perturbadas sejam
restabelecidas e retornem a seu estado original. Ao infrator cabe,
simplesmente, reparar o dano causado.
Isso acontece porque o dano causado não
afeta a sociedade como um todo, mas apenas uma função específica desempenhada
nela. Quanto maior é a participação do direito restituitório em uma sociedade,
menor é a força e a abrangência da consciência coletiva, maior é a
diferenciação individual. Portanto, ao identificar o tipo de direito que
predomina em uma sociedade, estamos identificando o tipo de solidariedade
existente. Se predomina o direito repressivo, uma maior quantidade de normas é
mantida pela consciência coletiva (solidariedade mecânica). Se predomina o
direito restituitório uma menor quantidade de normas diz respeito à sociedade
como um todo (solidariedade orgânica).
RESUMO ELABORADO POR: Jhonatan dos Santos Ferreira
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INKELES, Alex: O que é sociologia? Tradução Dante
Moreira Leite.São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1967.196p.( Fundamentos da
sociologia moderna).
QUINTANEIRO, Tânia: Um toque de clássicos: Max, Durkheim e
Weber. 2ª ed. Belo Horizonte: UFMG, 2002.159p. (Aprender).
Me ajudou DEMAIS! Muito obrigada!
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