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quarta-feira, 23 de novembro de 2011


(VII) A CULTURA E O HOMEM
DO LIVRO O HOMEM QUEM É ELE (PAULUS)

    A antropologia filosófica, apresentada nesta obra, é um dos passos iniciais para se chegar a um ponto tão questionado desde os tempos antigos: ‘’ descobrir quem é o homem’’.
      Na abrangência temporal-cultural é proposta uma abordagem partindo de aspectos necessários e julgados pelo autor importante para se chegar à compreensão da origem do homem pautada na inferência cultural; ‘’ Ela propõem descobrir quem é o homem não através do estudo de sua estrutura física ou das suas faculdades espirituais, mas sim mediante o exame de seus produtos culturais.’’ 
     É nesse aspecto que difere a antropologia cultural das outras ciências, que por vezes tentam resolver a esse questionamento por meios físicos – é o caso da biologia.
    Deve se pois conhecer o homem pelos seus efeitos e feitos, tudo isso em recorrência de todas as habilidades presente nele; habilidades que podem ser vistas também no aspecto da infra-estrutura das cidades; ‘’ ...estradas, canais, pontes, ferrovias, trens, catedrais, instrumentos musicais, obras de arte...’’ tudo são contributos para entender o homem na sua totalidade, sendo colocado em questão a cultura. Mais justifica um questionamento, o homem pode ser reduzido apenas a esses aspectos citados? Ou ele é mais do que isso, é fruto de um aperfeiçoamento cultural?
    O autor propõem um estudo do homem tendo como referência o estudo de sua natureza, de seu destino, isso partindo dos aspectos supra-citados anteriormente, mas antes justifica um estudo que seja capaz de definir o que seja a cultura.
Do ponto de vista do autor, ‘’ Da cultura foram dados e podem-se dar várias definições.’’
1.      Definição de cultura – abordagem subjetiva 
‘’É o exercício das faculdades espirituais; mediante o qual elas são postas em condições de dar os frutos mais abundantes e melhores que sua constituição natural permita’’.
A cultura não ultrapassa os nossos limites mesmo buscando dar os melhores frutos colocados pela capacidade espiritual. A cultura intervém de tal modo, mais não ultrapassa a nossa subjetividade. Abrangendo o conceito platônico de Paidéia que é a formação do homem enquanto indivíduo, para além de formar o homem, a educação deveria formar o cidadão, o ideal educativo era, pois, a formação geral que tem por tarefa construir o homem como homem e como cidadão.

2. Definição de cultura – abordagem objetiva
A cultura ‘’... são frutos adquiridos pelo homem mediante o exercício das sua faculdades, seja espirituais, seja orgânicas’’.
É fruto da atuação do homem mediante o meio em que se vive, cultura refere-se a forma de desempenhar tais faculdades rotineiras ( Ponto importante: a cultura se cria dia a dia -  referir-se as distintas culturas existentes e divergentes entre si – vai de um valor de cada povo – de cada realidade.)
MINHA CONCLUSÃO
  Pode-se dizer que a concepção do homem está diretamente ligada aos processos de transformações sociais e seus cenários. Sabe-se que o homem sempre será um grande problema a ser estudado, as inquietações são apontadas pelo fato da abordagem cultural, religiosa, etc.
O homem sempre será alvo de expiação por se tratar de um ser que tende á inserir-se, preservando sua individualidade e personalidade ( subjetividade).
O homem é ser social e político- cultural que estabelece entre si um pacto. É, pois o centro da concepção do homem e o advento do indivíduo ao centro da reflexão filosófica, o que ressalta a importância da abordagem filosófica para o estudo do que seja o homem.
Conclui-se assim que a concepção do homem é dada a cada período abordado no texto e elaborada a cada dia, tendo como ponto de referência os traços culturais, os valores e um grande universalismo antropológico (superação dos conceitos, raças, pátria, etc...).
JHONATAN DOS SANTOS FERREIRA

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